VII EMPEE
Há criança problema? Reflexões sobre as queixas escolares.
O VII Encontro Mineiro de Psicologia Escolar (EMPEE) e Educacional da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) tem como principal objetivo congregar psicólogas(os), estudantes e profissionais da Psicologia e Educação em torno das discussões importantes da área. Entre outros marcos, a aprovação da Lei n° 13.935/2019, que torna obrigatória a presença da Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de ensino, é um acontecimento político atual que impacta a atuação das(os) profissionais da área e traz consigo a necessidade de debates, discussões e orientações.
Mesmo após o período da crítica ao modelo clínico no campo da Psicologia Escolar, iniciado na década de 1980, persiste no imaginário de muitas(os) psicólogas(os) escolares, bem como de outras(os) profissionais da Educação e Saúde a ideia de que as queixas produzidas no interior das instituições educacionais derivam de um ou mais culpadas(os), em uma abordagem individualizante, biologizante, patologizante e medicalizante de questões que envolvem problemas no processo de escolarização como um todo.
O VII EMPEE, com o tema: “Há criança problema? Reflexões sobre queixas escolares”, propõe reavivar as reflexões sobre o caráter sistêmico, institucional e amplo que atravessa estas que, via de regra, são o principal alvo do trabalho das(os) psicólogas(os) que atuam no contexto educacional: as queixas escolares. O atendimento de estudantes que estão apresentando problemas no processo de escolarização é a principal demanda atribuída pelos atores do sistema educacional às(aos) psicólogas(os). Neste EMPEE, colocamos em pauta as práticas de atenção às demandas escolares e perspectivas para a atuação a partir da legislação que instituiu a necessidade de que a rede pública de Educação conte com o trabalho de profissionais de Psicologia e Serviço Social.
O VII EMPEE foi adiado de 2020 para 2021 e, excepcionalmente, acontecerá de forma remota, devido ao contexto de pandemia de Covid-19. Neste momento em que a Ciência e a Educação têm sofrido tantos ataques, o evento será uma excelente oportunidade para um fértil diálogo entre estes campos, com as muitas contribuições da Psicologia Escolar e Educacional. O enfrentamento das questões concernentes às queixas escolares só pode ser realizado coletivamente; como Beto Guedes escreveu na canção “O sal da terra”:
“Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois”
Comissão Organizadora do VII EMPEE